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sábado, 10 de agosto de 2013

Manon








Manon foi o segundo ballet de três atos de MacMillan como diretor artístico do Royal Ballet.MacMillan optou por uma história operática mais familiar e estruturada.Ele baseou seu cenário no romance de 1731 de Abade Prévost,L'Histoire du Chevalier des Grieux et de Manon Lescaut . A história tinha sido usado para óperas de Puccini e Massenet, e adaptados para filmes e MacMillan tinha gostado.


Ele foi aconselhado a afastar-se de pontuação de Puccini para Manon Lescaut (já estava na Royal Opera de repertório) e ir para a músicas menos conhecida como as de  Massenet. Leighton Lucas, ex-dançarino do Ballets Russes, se tornou um condutor para o  ballet e o compositor de trilhas sonoras de filmes, foi convidado para compilar e orquestrar uma seleção de música de Massenet.  Hilda Gaunt, a pianista, tinha assistido MacMillan quando ele começou a coreografar, sugerindo, e jogando, a música adequada para os vários pas de deux - sempre seu ponto de partida.



Ele havia escolhido Antoinette Sibley como Manon e Anthony Dowell como Des Grieux, dando-lhes simultaneamente uma cópia do romance de Prévost para ler em preparação para seus papéis. Ele havia completado três de sua chave pas de deux quando Sibley se machucou e ficou  fora de ação por vários meses. MacMillan terminou o ballet com Jennifer Penney como Manon . Sibley tinha recuperado a tempo para a primeira noite. Penney dançou o papel no Real Ballet de vídeo 1982, com Dowell como Des Grieux e David Wall como Lescaut.


No Ato I, Manon está a caminho de entrar para um convento quando seu treinador pára em uma pousada. Seu irmão, Lescaut, está lá em um passeio com um grupo de conhecidos de Paris. Ele se prepara para vender a sua irmã adolescente pelo maior lance do, Monsieur GM, mas ela foge com um jovem estudante, Des Grieux, que a encantou - a com ardor.





Seu caso idílico na hospedagem de Des Grieux, ele está ficando sem dinheiro quando Lescaut chega com Monsieur GM. GM oferece a Manon luxos que ela não pode resistir. Ela abandona Des Grieux para se tornar uma mulher mantida.

No início do Ato II, ela faz uma entrada no braço da GM em uma festa no Madame X hotel particular , onde cada mulher está à venda. Des Grieux esta relutantemente presente, trazido embriaguado por Lescaut. Embora Manon deleita em ser o centro das atenções, ela fica dividida entre o desejo de recompensas materiais e seu primeiro amor por Des Grieux. Ela conspira em um esquema com Des Grieux contra  GM, em um jogo de cartas, mas a sua trapaça é logo exposto. Os amantes fazem a sua fuga durante a briga que se segue.
Eles são descobertos em um  alojamentos de Des Grieux por Monsieur GM e as milícias, que prendeu Lescaut. Lescaut é baleado e morto e Manon é detida, e será deportada como uma prostituta.
Act III abre com uma cena do cais no porto de New Orleans .O último lote de deportados chegam sujos, com Manon entre eles. Des Grieux acompanhou-a para a colônia penal para compartilhar seu exílio. O carcereiro da colônia se obriga a Manon , Des Grieux quebra e o apunhala até a morte.


Na cena final, os amantes fogem para os pântanos da Louisiana. Manon , em delírios, alucinações dos episódios de seu passado antes de cair e morrer nos braços de Des Grieux.




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Esse pra mim é um dos pas de Deux mais lindo que eu já vi... !!!

















Apesar de Manon ser bem recebido pelo público, os críticos tinham reservas sobre a estrutura do ballet e motivações dos personagens. Alguns ficaram surpresos com a natureza amoral da heroína, mais incomum em um ballet que em uma ópera. "Basicamente, Manon é uma puta e Des Grieux é um tolo e movem-se na companhia mais desagradável. o personagem mais eficaz, de fato, torna-se ele mesmo Lescaut ", escreveu Mary Clarke em The Guardian . "Um terrível desperdício da linda Antoinette Sibley, que é reduzida a uma garimpeira desagradável", opinou Jane Rei no Estrela da Manhã . Enquanto a maioria dos críticos apreciaram a qualidade da coreografia, especialmente para as três funções principais, eles acharam o ballet muito longo. (Cortes foram feitos após a primeira temporada no início do terceiro ato, acelerando a ação.) Em uma extensa revisão no The Financial Times , Andrew Porter, que não gostou do resultado de  Massenet, elogiou a distinção da coreografia, dança e projetos , prevendo que Manon iria "certamente recompensar observação repetida e gerações de artistas".
Então  Manon -se alterou tão diferente e os  bailarinos assumiram o papel. Antoinette Sibley a viu como uma garota "que permitiu que tudo isso acontecesse com ela. . Eu não acho que ela é uma conspiradora - ela só toma decisões quando tem que tomar". O que Lynn Seymour fez foi mais cruel: ela e seu irmão são "farinha do mesmo saco, os dois são bandidos, usando tudo o que têm para conseguir o que querem. ela quebrou as regras e a punição a esmagou. Natalia Makarova a entendia como uma criatura instintiva que vive para o momento ", extraindo dele toda a emoção que ela pode. Ao mesmo tempo, ela sabe perfeitamente que o dia virá em que ela deve pagar o preço .... para o prazer de viver plenamente.  Guileful de Sylvie Guillem,  Manon usou seu fascínio sexual para sobreviver em um mundo dominado pelos homens. O infortúnio de Des Grieux era para ter se desviado em seu caminho, assim como ela estava descobrindo seus poderes. Onde em outros a  Manon morre como vítima desesperada, mole como trapos, Guillem lutando, desafiando a própria morte.
Os três papéis principais continuam a atrair novos intérpretes como o ballet é realizada por empresas de todo o mundo.Dançarinos frequentemente alternam os papéis de Des Grieux e Lescaut, como Dowell e Wall costumava fazer.Quando o Paris Opera Ballet levou Manon em seu repertório, em 1991, uma disputa legal resultou que ballet de MacMillan foi re-intitulado L'Histoire de Manon . O herdeiro do espólio de Massenet se opôs a uma possível fusão entre a ópera e o ballet. Daí em diante, o ballet foi conhecido na Europa (com exceção do Reino Unido), como L'Histoire de Manon e no resto do mundo simplesmente como Manon .

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