Pesquisar este blog

Translate

sábado, 10 de agosto de 2013

"A Flor de Pedra"

É uma peça chamada "A Flor de Pedra" (no original: The Stone Flower), composição de Sergei Prokofiev baseada em diversos contos dos Montes Urais coletados pelo escritor russo Pavel Bazhov.
O ballet conta a história de um jovem artesão chamado Danilo (no original: Danila), um herói da classe trabalhadora que tem como ambição esculpir um vaso em forma de flor de malaquita, um mineral de cor esverdeada. Ele fica frustrado por não conseguir chegar a perfeição e com isso, Danilo mal consegue pensar em seu amor por Katerina, sua noiva. Ele decide esculpir outro vaso e sai em busca de uma rocha de malaquita para criar a peça. Ao descer à mina de cobre, onde ficam os veios de malaquita, ele se depara com a Rainha da Montanha de Cobre. Poderosa, ela o conduz ao seu reino subterrâneo, cercado por flores de pedra. Danilo fica encantado e se deixa envolver pelo desabrochar de flores tão incríveis. Fascinada pelo artesão, a Rainha ensina-lhe o segredo de trabalhar com a malaquita e chegar à perfeição. Katerina percebe a ausência de Danilo e sai a sua procura, sendo guiada pelo Espírito do Fogo até onde seu amado se encontra. É a partir desta busca que o amor se revela maior que a ambição.
Na história, ainda aparece um personagem chamado Severian. Ainda não consegui entender muito sobre sua participação na história, porém ele me parece um tipo de pessoa que todos temem, e pelo que é mostrado, ele acaba caindo em uma armadilha preparada pela Rainha da Montanha de Cobre. No início do segundo ato podemos observar uma feira itinerante no St. Petersburg, mais ou menos no mesmo estilo do ballet "Petrushka".
Apesar de ter sido um grande sucesso na extinta União Soviética, quando foi apresentada ao público em 1953, "A Flor de Pedra" é um balé relativamente novo para o resto do mundo, pois seu lançamento e recuperação são recentes. Pra vcs terem idéia, existem apenas 2 versões em DVD à venda no mercado internacional. Uma delas estou trazendo hj, que é a montagem de 1990 do Bolshoi, estrelada por Lyudmilla Semenyaka, atendendo ao pedido da Milly. A outra montagem existente foi realizada no ano seguinte pelo Kirov/Mariinsky, tendo Anna Polikarpova no papel principal, pedido da Adriana Carvalho. Atualmente a peça está fora do repertório das companhias citadas, o que é uma grande lástima, pois acredito que seja dessa maneira que muitos ballets acabam se perdendo com o tempo
.



A Flor de Pedra
Companhia: The Bolshoi Ballet
Ano: 1990
Bailarinos Principais:
Nikolai Dorokhov como Danilo
Lyudmilla Semenyaka como Katerina
Nina Semizorova como Rainha da Montanha de Cobre
Links:
http://www.4shared.com/dir/IDmk_gkK/A_Flor_de_Pedra__The_Bolshoi_B.html

Videos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário