Pesquisar este blog

Translate

sábado, 10 de agosto de 2013

"A Lenda de José"




A Lenda de José foi baseado em um trecho da história de José do Egito, que é contada a partir do capítulo 37 do livro de Gênesis. A parte que foi dada maior ênfase se encontra no capítulo 39: "José na casa de Potifar". Mas vou resumir a história do começo pra vcs entenderem o que acontece no ballet.

José é filho de Jacó, e entre todos os irmãos (ao todo 12) é o mais amado pelo pai, pois além dele ter sido gerado quando Jacó era idoso, ele foi o primeiro filho de Raquel, a esposa preferida dele. Por conta disso, os irmãos odiavam José e a pretensão deles era matá-lo e jogá-lo em uma cisterna, e depois dizer ao pai que um animal o havia matado. Rúben, o primogênito de Jacó, aconselha-os a não matar José. Ao invés disso, os irmãos o vendem como escravo a uma caravana de midianitas que estava a caminho do Egito. Lá chegando, José é comprado por Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda egípcia. Mesmo estando em uma terra estranha, Deus estava sempre com ele, e tudo o que José fazia era bem sucedido (no ballet, Deus é representado pelo Anjo do Senhor). Potifar percebeu o quanto ele era habilidoso e especial, e o promove como mordomo de sua casa. Ao fazer isso, Deus abençoou tudo o que Potifar possuia, tanto em casa como no campo.


Só que nem tudo é um mar de rosas... José era formoso de porte e aparência, e acaba atraindo os olhares da mulher de Potifar, que por diversas vezes o chamou para se deitar com ela. Porém, todas as vezes ele recusou, dizendo "como posso cometer tamanha maldade para com o meu senhor, que me fez mordomo dessa casa e passou aos meus cuidados todos os seus bens, e pecar contra Deus?". Ela chega ao ponto de obrigá-lo, mas José se mantém fiel aos seus princípios e não cede em nenhum momento. A esposa de Potifar se enfurece, e injustamente acusa José de te-la atacado, e Potifar o manda para a prisão. E mesmo na prisão, Deus continuou em sua companhia.
O ballet começa quando José vai para o Egito como escravo e termina com a sua ida para a prisão. Mas é claro que a história dele vai mais além...
A peça de hoje foi coreografada por John Neumeier sobre a música de Richard Strauss, e é apresentada pelos bailarinos da Ópera de Viena.




A Lenda de José
Companhia: Ópera de Viena
Ano: 1977
Bailarinos Principais:
Kevin Haigen como José
Judith Jamison como Esposa de Potifar
Franz Wilhelm como Potifar
Karl Mussil como O Anjo do Senhor
Links:
http://www.4shared.com/dir/96jBVONa/A_Lenda_de_Jos__Vienna_Opera_B.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário